Descrição geral da instalação
Acronis Cyber Backup suporta dois métodos de implementação: no local e na nuvem. A principal diferença entre os dois é a localização de Acronis Cyber Backup Management Server.
O Acronis Cyber Backup Management Server é o ponto central para gerir todos os backups. Com a implementação no local, é instalado na sua rede local. Com a implementação na nuvem, encontra-se num dos centros de dados de Acronis. A interface Web para este servidor chama-se uma consola de backup.
O Acronis Cyber Backup Management Server é responsável pela comunicação com os Agentes do Cyber Backup e efetua funções gerais de gestão do plano. Antes de cada atividade de backup, os agentes consultam o servidor de gestão para confirmar os pré-requisitos. Por vezes, a ligação ao servidor de gestão pode perder-se, o que impedirá a implementação de novos planos de backup. Contudo, se um plano de backup já tiver sido implementado numa máquina, o agente continua as operações de backup durante 30 dias após a comunicação com o servidor de gestão ter sido perdida.
Os dois tipos de implementação necessitam que esteja instalado um agente de backup em cada máquina da qual pretende fazer backup. Os tipos de armazenamento suportados também são iguais. O espaço de armazenamento na nuvem é vendido em separado das licenças de Acronis Cyber Backup.
Implementação no local
A implementação no local significa que todos os componentes do produto são instalados na rede local. Este é o único método de implementação disponível com uma licença perpétua. Além disso, tem de utilizar este método se as máquinas não estiverem ligadas à Internet.
Localização do management server
Pode instalar o management server numa máquina a executar Windows ou Linux.
Recomenda-se a instalação em Windows porque poderá implementar agentes em outras máquinas a partir do management server. Com a Licença avançada, é possível criar unidades organizacionais e adicionar administradores às mesmas. Desta forma, pode delegar a gestão de backups para outras pessoas cujas permissões de acesso estarão estritamente limitadas às unidades correspondentes.
Recomenda-se a instalação em Linux num ambiente de apenas Linux. Terá de instalar um agente localmente nas máquinas das quais pretende fazer backup.
Implementação na nuvem
A implementação na nuvem significa que o servidor de gestão está localizado num dos centros de dados de Acronis. A vantagem desta abordagem é que não necessita de manter o management server na rede local. Pode considerar o Acronis Cyber Backup como um serviço de backup que lhe é fornecido pela Acronis.
O acesso ao servidor de conta permite criar contas de utilizador, definir as quotas de utilização do serviço para as contas e criar grupos de utilizadores (unidades) para refletir a estrutura da organização. Cada utilizador pode aceder à consola de backup, transferir o agente necessário e instalá-lo nas suas máquinas em poucos minutos.
Pode criar contas de administrador ao nível da unidade ou da organização. Cada conta tem uma vista especializada na respetiva área de controlo. Os utilizadores só têm acesso aos seus próprios backups.
A seguinte tabela resume as diferenças entre as implementações no local e na nuvem. Cada coluna lista as funcionalidades que estão disponíveis apenas no tipo de implementação correspondente.
Implementação no local | Implementação na nuvem |
---|---|
|
|
* A funcionalidade não está disponível na edição Standard.
** A funcionalidade está disponível apenas na edição Recuperação após desastre.